Gestão de resíduos industriais é um dos grandes desafios das empresas
7 de agosto de 2017
Proteja seu patrimônio investindo numa descupinização
7 de agosto de 2017
Exibir tudo

Impermeabilização de caixa d’água evita vazamentos e infiltrações

Independentemente do tamanho do imóvel atendido, a impermeabilização em caixas d’água e reservatórios é garantia de sossego e economia. Isso, apenas de início, porque impermeabilizar esses elementos traz ainda mais benefícios do que se pode imaginar. A impermeabilização de caixa d’água evita vazamentos e suas consequências, como infiltrações e danos em outras áreas da construção, como lajes, pisos e paredes da edificação. Sem falar nos gastos astronômicos na conta de água gerados pelos escapes. A impermeabilização de caixa d’água também ajuda a assegurar maior durabilidade e segurança dos reservatórios, pois evita que processos de deterioração interfiram na qualidade da água.

Como é feita a impermeabilização de caixa d’água?

A impermeabilização de caixa d’água deve ser feita por profissionais, porque é preciso um grande conhecimento técnico e materiais adequados. Antes de aplicar qualquer produto é necessário fazer o mapeamento da unidade, que calculará o tempo de esvaziamento necessário, a necessidade da retirada de impermeabilizações antigas, a troca das tubulações e, caso seja necessário, a troca de bicheiras e trincas de concreto. Depois será definido quais materiais usar, isso depende do tipo de reservatório de água, do tempo de uso e da sua localização. 

 Além disso, é preciso conhecimento específico na hora da escolha dos materiais. Estes são definidos em função das condições da estrutura e do local onde estão instalados – os reservatórios superiores estão sujeitos à incidência maior de sol, chuvas e ventos, enquanto os inferiores sofrem menos com a ação do clima. Caixas de alvenaria e concreto, por exemplo, são mais suscetíveis a variações de temperatura, o que pode resultar no aparecimento de fissuras e trincas. Por isso, o melhor é escolher uma empresa para fazer o serviço de impermeabilização de caixas d’água.

Cuidados pós-aplicação

A fase pós aplicação da impermeabilização de caixa d’água é fundamental para todo o processo. Os reservatórios precisam ficar esvaziadas pelo tempo necessário à cura dos materiais utilizados na impermeabilização, sob pena de haver comprometimento da potabilidade da água. A massa usada internamente é feita, em geral, de um composto de resinas e cimento, elementos que poderão desprender e se misturar à água caso não estejam curados. Esse processo pode levar cerca de cinco dias.

Manutenção e cuidados

A troca da impermeabilização de caixa d’água não segue a um cronograma rígido. Ela deve ser refeita quando houver vazamentos visíveis nos reservatórios superiores ou infiltrações nos inferiores. Uma nova aplicação ou reforço da existente deve ser feito no caso de troca de tubulações nos reservatórios. 

 Em relação a limpeza de caixa d’água, alguns cuidados devem ser tomados para não danificar a impermeabilização. Não devem ser usados, por exemplo, solventes, ácidos ou outros compostos que venham a interagir com os materiais impermeabilizantes, bem como jatos d’água com pressão muito forte ou equipamentos que provocam abrasão.

Conte com a Desentupidora Porto alegre

Ao menor sinal de vazamento, faça a impermeabilização da caixa d’água com a Desentupidora Porto Alegre. Possuímos todas as licenças e laudos de operação, equipamentos modernos e eficientes, e profissionais capacitados. Assim, nossos clientes podem ter tranquilidade ao contratar nossos serviços. Contamos com atendimento 24 horas e orçamento gratuito. Ligue para nossa central de atendimento e agende uma visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *