como desentupir cano de esgoto
Confira algumas dicas rápidas de como desentupir cano de esgoto
25 de outubro de 2017
desentupir pia
Experimente nossas dicas de como desentupir pia da cozinha
27 de outubro de 2017
Exibir tudo

Lodo retirado na limpeza de fossa deve ir para estação de tratamento

limpeza de fossa

A fossa séptica é ainda a unidade de tratamento primária dos efluentes domésticos mais usada no Brasil. O dispositivo recebe os dejetos sanitários, retendo a parte sólida e efetuando a purificação da parte líquida através de processo físicos e químicos. Por isso, é imprescindível que a limpeza de fossa seja efetuada periodicamente para que funcione corretamente.

Esse procedimento deve ser realizado por profissionais treinados e empresas registradas e capacitadas para exercerem essa atividade. Isso porque cada fossa tem um padrão específico de limpeza. Mas, no geral, ela abrange a retirada do lodo existente no seu fundo, em volume igual a 2/3 da capacidade total da fossa.

Os resíduos presentes no tanque séptico são retirados com a mangueira de sucção para um espaço equipado para receber efluentes, normalmente caminhões preparados para o serviço. Esse material deve ser transportado por uma equipe especializada em limpeza de fossa e receber o devido tratamento. O ideal é deixar cerca de 10% do material lá dentro para que o tratamento dos efluentes não seja interrompido.

Quando fazer a limpeza de fossa?
O lodo digerido das fossas sépticas deverá ser removido a cada 24 (vinte e quatro) meses, em volume igual a 2/3 (dois terços) da capacidade total da fossa. Uma dica para saber se é ou não o momento ideal para realizar a limpeza de fossa é prestar atenção no cheiro do ralo e vaso sanitário. Infiltração na caixa de gordura ou tampa da fossa, borbulhamento elevado toda vez que acionar a descarga, resíduos e lodos acumulados são sintomas precisos de que o momento de limpeza da fossa é agora.

Consequências da falta de limpeza de fossa

Descuidar de sua limpeza pode acarretar em graves problemas de encanamento, além de danos à saúde e ao meio ambiente. Uma simples obstrução no local, quando não tratada corretamente, pode causar um transtorno grave em sua casa. Por isso é importante que seja realizada a limpeza de fossa como ação corretiva, mas principalmente preventiva. Caso ela não seja feita corretamente, novos transtornos podem surgir.

Equipamentos usados

A limpeza de fossa é realizada através de caminhão equipado com bomba de alta pressão, o qual efetua a sucção em locais de difícil acesso que estejam obstruídos montados com tanques de aço carbono, hermeticamente fechados e potentes bombas de anel líquido, acionadas por sistema de tomada de força, tornando mais segura a sua operação.
Outro equipamento usado é o caminhão combinado. O veículo une duas tecnologias (hidrojateamento e auto vácuo), facilitando a execução de diversos serviços e reduzindo custos. As máquinas empregadas na limpeza de fossa não causam danos ao tanque séptico, já que consistem em unidades móveis, com equipamentos de bomba de anéis líquidos, conjugados num tanque basculante.

Ligue para a Desentupidora Porto Alegre

A Desentupidora Porto Alegre conta com uma equipe experiente e capacitada para a limpeza de fossa com caminhão auto vácuo e hidrojateamento. A empresa exerce seus serviços com o orçamento completamente gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre em contato com nossa equipe de atendimento que esclarecemos suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *